SOBRE PITER SCHEUER

Meteorologista Previsor do Tempo em mais de 40 emissoras de Rádios em SC e região Sul do Brasil. Meteorologista Sinótico formado pela UFSC. Sócio da empresa Climaterra.

Um Pouco da Minha História

Desde a infância, venho pesquisando sobre o ramo através de artigos, livros, praticando observações meteorológicas, assim como a descrição e interpretação de imagens de satélite. Minha paixão por Meteorologia Sinótica, fez com que eu adquirisse uma Estação Meteorológica Convencional e uma Estação Meteorológica Automática, para aprofundar meus conhecimentos sobre os principais sistemas meteorológicos que ocorrem no Sul do Brasil. Após ingressar no Curso Técnico de Meteorologia do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), assumi o papel de observador meteorológico e em seguida dei seqüência na Graduação de Meteorologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) onde me formei como Meteorologista. Bem como, fui autor e escritor do blog “Meteorologia Sinótica” por mais de 13 anos, com inicio das atividades durante o evento do Furacão Catarina em março de 2004.

 

 

Resumo Lattes: Meteorologista graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Técnico em Meteorologia pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Atualmente é meteorologista previsor do tempo (Meteorologista Sinótico) onde vem atendendo diversos veículos de comunicação na elaboração da Previsão do Tempo e Clima. Só aqui em Santa Catarina são mais de 40 emissoras de Rádios com boletins meteorológicos diários além de emissoras de TVs. Paralelamente é Meteorologista responsável técnico e Sócio da Empresa Climaterra Meteorologia e Agronomia, a qual presta serviço para mais de 45 rádios totalizando 85 emissoras em todo o Sul do Brasil além de diversos projetos de agrometeorologia que envolve o homem do campo. Possuí experiência na área de Meteorologia Sinótica, Climatologia Sinótica, Mesoescala, Dinâmica da Atmosfera e Monitoramento de Tempestades, atuando principalmente nos seguintes temas: Previsão do Tempo e do Clima e pesquisas avançadas de; Ciclones Extratropicas Explosivos, Sistemas Frontais, Perturbações Baroclinicas em 500 hPa associadas a Cavados de Ondas Curtas, Sistemas de Advecção de Vorticidade Ciclonica (Cavados Ciclonicos) na AS, Massas de ar Polar, Massas de ar Tropicais, Tempestades Severas Tornadicas assim como Linhas de instabilidades no Oeste de SC em particular no município de Chapecó SC. Atuou como meteorologista operacional na área de alertas e extremos meteorológicos na Defesa Civil/SC assim como na Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina S.A (EPAGRI/CIRAM) no setor de Previsão do Tempo e Clima. Por iniciativa, foi autor do blog (Meteorologia Sinótica) onde eram feitas descrições dos principais sistemas meteorológicos na América do Sul, através da elaboração de cartas sinóticas, desde o ano de 2004 durante o Furacão Catarina. Nos meios de comunicação ligados a internet (facebook, twitter, instagram e sites) presta serviços de previsão do tempo e clima, monitoramento 24 horas de eventos meteorológicos severos (raios, chuva, granizos, ventos, geadas) através de imagens de satélite, modelos numéricos, radar meteorológico, detecção de descargas atmosféricas, entre outros.

Piter Scheuer - Meteorologista

Meteorologista Piter Scheuer. Chapecó SC, Santa Catarina, Brasil. E-mail: piterclimet@gmail.com